Do Pecado - definição
"Hamartiologia"
Introdução
Hamartiologia (do grego transliterado hamartia = erro, pecado + logos = estudo), como sugere o próprio nome, é a ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências, ou — se preferível — o estudo sistematizado daquele tema (pecado). Referir, pois, hamartia como "pecado" no sentido espiritual judaico-cristão justifica-se por sua comprovada presença nos textos do Novo Testamento, da Bíblia Sagrada judaico-cristã, fato comprovável por várias traduções/versões de renome mundial, embora a concepção (logo, o conceito) de pecado, em si, variem com as culturas, posto que com as variadas concepções de espiritualidade e/ou religiosidade.
1. O que é pecado?
Segundo o dicionário brasileiro da Língua Portuguesa, pecado é: “transgressão de preceito religioso; culpa, maldade, vício”. A definição do Breve Catecismo de Westminster, a saber: “pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão desta lei”. Em I Jo 3:4 lemos “pecado é a transgressão da lei”.
No grego:
- Hamartia = ato pecaminoso (estado, condição) – At 3:19;
- Paraptoma = transgressão, passo em falso – Ef 2:1;
- Anomia = ilegalidade, ato ilegal – Mt 13:41; e
- Adikia = injustiça, erro, impiedade, iniquidade – Rm 6:13.
No hebraico:
- Chata = errar o alvo – Ex 20:20;
- Aven = agir com perversidade – Is 53:6;
- Pesha = revoltado – Is 1:2;
- Maal = agir traiçoeiramente – Js 7:1;
- Marah = rebelar, amargurar a Deus – I Sm 12:13-15;
- Marad = ser astutamente desobediente – Ne 9:26; e
- Ra = ser maldoso – Gn 6:5.
2. Definição de pecado
“O pecado é o resultado do uso da liberdade do homem para encontrar segurança em alguma coisa humana, finita, sem ter que repousar em Deus” (Kierkegaard).
3. Origem do pecado
É necessário fixarmos bem em nossas mentes que a pecaminosidade de um homem não começa pelo lado de fora, e sim, pelo lado de dentro. Trata-se de uma enfermidade de família que herdamos dos nossos pais, Adão e Eva, e com a qual todos já nascemos (o pecado original). Leia Rm 5:12; Gn 1:26; Rm 8:7; Mc 7:23-23; e Gn 2:16,17.
4. A origem do pecado na Terra
Palavra-chave: DESOBEDIÊNCIA. Leia Gn 3.
5. A origem do pecado nas regiões celestes
Palavra-chave: ORGULHO. Leia Ez 28:14, 15 e 17. Agora analise Is 14:12-13.
6. Consequência do pecado
O homem tinha sido alertado no Éden quanto ao pecado (Gn 2:17), porém não deu ouvido ao Senhor (a consequência em Rm 6:23). Com o pecado prevalecendo, o mundo todo ficou mergulhado sob a influência de Satanás (I Jo 5:19). Leia Rm 3:10; Rm 3:23; I Jo 1:8; I Jo 1:10; e Ap 21:8.
Conclusão:
Algo que na pré ciência divina já estava providenciado a solução para o pecado (o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo - Apocalipse 13:8b).
Caso você tenha interesse em estudar mais sobre o pecado e outros ramos da Teologia, temos, aqui neste site o Curso Básico de Capacitação Teológica, onde você estudará toda a Teologia Sistemática e outras diversas disciplinas. Confira!
Gustavo Maders de Oliveira - Th
14 de março de 2022.
Comentários
Postar um comentário