Ordis Salutis
A Ordis Salutis, ou seja, a Ordem da Salvação, é a sistematização dos eventos que ocorrem, por vezes separados, por vezes fundidos, do entendimento, arrependimento e fé, sob a ação do Espírito Santo, em que o pecador recebe, pela graça, a salvação. Veja o texto de Lc 23:39-43. Alguns eventos podem estar ocultos, mas é um caso claro de salvação, ocorrido na última hora.
1. Chamado
Um dia na sua história de vida, Deus te chamou, te elegeu.
2. Regeneração
Cristo morreu por nós, a fim de que fôssemos regenerados.
3. Conversão
Conversão = mudança de rumo, do grego “metanoia” (mudança de mente); transformação fundamental de pensamento ou de caráter (dicionário Aurélio).
4. Arrependimento
É o momento em que o homem verdadeiramente se arrepende dos seus pecados.
5. Fé
Ter fé ou crer envolve tanto confiança como entrega de vida. Hb 11:1.
6. Justificação
“Declarar justo”; não estar sujeito a nenhuma penalidade. Justificar equivale ao ato de um juiz pronunciar a sentença oposta à condenação.
7. Santificação
Deriva de santificado = separado.
8. Perseverança dos santos
É a doutrina que diz que a quem Deus regenerou e chamou a um estado de graça, não podem cair nem total, nem finalmente, daquele estado, senão que preservarão com toda a segurança e até o fim serão salvos por toda a eternidade, a não ser que, deliberadamente a pessoa rejeite a salvação, a graça e o próprio Cristo.
Nota: numa tentativa de organizar esses eventos em uma ordem, arranjaríamos assim: 1-chamado; 2-regeneração; 3-conversão; 4-arrependimento; 5-fé; 6-justificação; 7-santificação; e 8-perseverança dos santos. A soberania de Deus impera, o Espírito Santo convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8), o pecador crê, arrepende-se, declara que Jesus Cristo é o Senhor, e a salvação se dá, mediante a graça de Jesus. Os elementos são apenas eventos sistematizados, não necessariamente presentes em todos os casos. Leia os Evangelhos (as palavras de Jesus acerca da salvação), e as epístolas paulinas sobre o mesmo tema.
Gustavo Maders de Oliveira - Th
25 de março de 2022.
Comentários
Postar um comentário