Evangelização: a razão de ser da Igreja
A ordem de Jesus deixada aos crentes, conforme registrada no evangelho segundo Mateus, capítulo 28, versículo 19: “Portanto, ide, e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos...”, e a abrangência da Missão, enfatizada no primeiro capítulo do livro de Atos, versículo 8: “… até os confins da terra”, apontam para uma finalidade: a igreja tem a urgente tarefa de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15). Esse evangelho precisa ser pregado no mundo todo, conforme Mateus 24, versículo 14 (o princípio das dores), para o retorno de Cristo em glória.
A missão primária da igreja é a proclamação do evangelho de Cristo e a reunião dos crentes em igrejas locais (congregações, paróquias), para serem edificados na fé e tornados eficazes no serviço, e assim implantar novas congregações no mundo. A perda do enfoque missionário da igreja, independentemente da orientação (católica, ortodoxa ou protestante) e denominação eclesiástica (Igreja Metodista, Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, etc) constitui a problemática principal no desenvolvimento da evangelização de todos os povos e, resgatar a missão primária do Povo de Deus na terra é o desafio para a cristandade no Século XXI, e o objeto de estudo deste trabalho, cujo objetivo está firmado na possibilidade de obter-se uma igreja segundo o propósito original de Deus (uma igreja multiplicadora).
Não cabe desculpa, a igreja que não está investindo seus dons e motivações na evangelização e missões está errando teologicamente. Se isso for mentira, então o mentiroso é o Senhor Jesus Cristo: “Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:19-20). E também Marcos 16:15-16: “E lhes ordenou: Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toca criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado”. A Bíblia está traduzida num português bem claro, erra quem quer, conscientemente.
Em suma, Jesus mandou você evangelizar seus parentes, seus vizinhos, amigos, colegas de trabalho. Se vão aceitar o evangelho não é problema seu. A ordem é pregar, com um testemunho que dê autoridade à sua palavra. Lembre-se: “Aquele que crer e for batizado será salvo” (João 16:16). Não é sua responsabilidade fazer crer, pois quem convence do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo (João 16:8-9). Sua, nossa missão é tão somente pregar o evangelho (as boas novas), ou seja, falar de jesus, anunciar que ele ama toda a humanidade, e se entregou na cruz para pagar a nossa dívida pelo pecado, e que ele mandou o espírito santo, o consolador, para habitar conosco até a sua volta (Mateus 24:42-44; 1 Tessalonicenses 4:16,17).
Gustavo Maders de Oliveira – Th
27 de abril de 2022.
Bíblia King James Atualizada 400 anos.
Comentários
Postar um comentário