Pular para o conteúdo principal

Necessidade da Proclamação do Evangelho

  NECESSIDADE DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO Uma Reflexão sobre Romanos 10:13-17 Introdução O texto de Romanos 10:13-17 ocupa um lugar central na teologia paulina, destacando a universalidade da salvação, a natureza da fé e a urgência da pregação do evangelho. O apóstolo Paulo, ao escrever aos romanos, apresenta uma sequência lógica que esclarece a dinâmica da salvação: a invocação de Cristo como Senhor está intrinsecamente ligada à proclamação da Palavra. Este breve artigo busca explorar o significado, os fundamentos teológicos e as implicações práticas deste trecho. A Amplitude do Chamado à Salvação "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10:13). Esse versículo abre a passagem destacando a inclusão universal do plano redentor de Deus. A frase “todo aquele” transcende barreiras culturais, étnicas e sociais, mostrando que a salvação está disponível para todos, independentemente de sua origem. Aqui, Paulo ecoa a mensagem do profeta Joel (Jl 2:32), amp...

Evangelização: a razão de ser da Igreja - LER MAIS

 Evangelização: a razão de ser da Igreja


A ordem de Jesus deixada aos crentes, conforme registrada no evangelho segundo Mateus, capítulo 28, versículo 19: “Portanto, ide, e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos..., e a abrangência da Missão, enfatizada no primeiro capítulo do livro de Atos, versículo 8: “… até os confins da terra”, apontam para uma finalidade: a igreja tem a urgente tarefa de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15). Esse evangelho precisa ser pregado no mundo todo, conforme Mateus 24, versículo 14 (o princípio das dores), para o retorno de Cristo em glória.

A missão primária da igreja é a proclamação do evangelho de Cristo e a reunião dos crentes em igrejas locais (congregações, paróquias), para serem edificados na fé e tornados eficazes no serviço, e assim implantar novas congregações no mundo. A perda do enfoque missionário da igreja, independentemente da orientação (católica, ortodoxa ou protestante) e denominação eclesiástica (Igreja Metodista, Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, etc) constitui a problemática principal no desenvolvimento da evangelização de todos os povos e, resgatar a missão primária do Povo de Deus na terra é o desafio para a cristandade no Século XXI, e o objeto de estudo deste trabalho, cujo objetivo está firmado na possibilidade de obter-se uma igreja segundo o propósito original de Deus (uma igreja multiplicadora).

Não cabe desculpa, a igreja que não está investindo seus dons e motivações na evangelização e missões está errando teologicamente. Se isso for mentira, então o mentiroso é o Senhor Jesus Cristo: “Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:19-20). E também Marcos 16:15-16: “E lhes ordenou: Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toca criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado”. A Bíblia está traduzida num português bem claro, erra quem quer, conscientemente.

Em suma, Jesus mandou você evangelizar seus parentes, seus vizinhos, amigos, colegas de trabalho. Se vão aceitar o evangelho não é problema seu. A ordem é pregar, com um testemunho que dê autoridade à sua palavra. Lembre-se: “Aquele que crer e for batizado será salvo” (João 16:16). Não é sua responsabilidade fazer crer, pois quem convence do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo (João 16:8-9). Sua, nossa missão é tão somente pregar o evangelho (as boas novas), ou seja, falar de jesus, anunciar que ele ama toda a humanidade, e se entregou na cruz para pagar a nossa dívida pelo pecado, e que ele mandou o espírito santo, o consolador, para habitar conosco até a sua volta (Mateus 24:42-44; 1 Tessalonicenses 4:16,17).



Gustavo Maders de Oliveira – Th

27 de abril de 2022.


Bíblia King James Atualizada 400 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 3 viagens missionárias de Paulo

  AS TRÊS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO As três viagens missionárias do Apóstolo Paulo são cruciais para entender a disseminação inicial do Cristianismo no mundo greco-romano. Aqui está um resumo das três viagens: Primeira Viagem Missionária (46-49 d.C.) - Atos 13 A primeira viagem missionária de Paulo começou por volta de 46 d.C., pouco após a conversão de Paulo ao cristianismo. Ele partiu de Antioquia da Síria, acompanhado por Barnabé e, mais tarde, por João Marcos. Esta jornada foi uma resposta ao chamado divino para pregar o Evangelho aos gentios. Principais paradas incluíram Chipre, onde pregaram em Salamina e Pafos, e várias cidades na Ásia Menor (atual Turquia), como Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe. Durante esta viagem, Paulo enfrentou tanto aceitação quanto resistência. Ele enfrentou perseguição e hostilidade, especialmente daqueles que se opunham ao Evangelho. No entanto, muitos gentios e alguns judeus se converteram ao cristianismo, f...

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA - Refutação à luz da Bíblia Sagrada

  MALDIÇÃO HEREDITÁRIA Refutação à luz da Bíblia Sagrada A maldição hereditária é a crença de que certos problemas ou eventos negativos podem ser transmitidos de geração em geração dentro de uma família. Essa ideia sugere que as ações ou pecados dos antepassados podem afetar negativamente os descendentes, criando uma espécie de “herança” espiritual ou energética. No contexto religioso, especialmente nalguns grupos evangélicos, acredita-se que essas maldições podem ser quebradas através de orações e rituais específicos. No entanto, há debates teológicos sobre a validade dessa crença, com algumas interpretações bíblicas sugerindo que cada pessoa é responsável pelos seus próprios atos e não deve carregar os pecados dos pais. O texto áureo da crença na maldição hereditária é Êxodo 20:5 : "Não te inclinarás a elas, nem as servirás; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração do...

Pré, Mid ou Pós-Tribulacionismo?

  TEOLOGIA SISTEMÁTICA – ESCATOLOGIA TRIBULACIONISMO O termo “tribulacionismo” refere-se a uma crença ou doutrina dentro do Cristianismo que se concentra no período da tribulação, um tempo de grande sofrimento e provações mencionadas na Bíblia, especialmente no livro do Apocalipse. Existem diferentes interpretações sobre quando ocorrerá esse período em relação ao retorno de Jesus Cristo. I - Pré-tribulacionismo O pré-tribulacionismo é uma doutrina teológica que afirma que a Segunda Vinda de Jesus Cristo (parousia 1 ) ocorrerá em duas fases distintas: primeiro, Ele virá secretamente para arrebatar sua igreja (os cristãos fiéis) da Terra antes de um período de tribulação de sete anos. Este período será um tempo de julgamento e sofrimento para aqueles que não aceitaram a Cristo como seu salvador. As bases bíblicas mais comuns para o pré-tribulacionismo incluem: 1 Tessalonicenses 4:16-17 : Esta passagem descreve a ressurreição dos mortos em Cristo e o ar...