Da Missiologia
Efésios 4:11
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,”
A Missiologia (do latim “Missio” = envio) + (do grego “logia” = estudo), ou a também conhecida “Teologia de Missões”, é o ramo da Teologia que estuda as ações da propagação de uma religião cristã (católica romana, ortodoxa ou protestante).
Por “missiólogos” ou “missiologistas”, designam-se as pessoas especialistas em missões, mas não necessariamente os missionários. Os missionários desempenham o papel que na igreja primitiva era exercido pelos Apóstolos (do grego “Apostoloí” = enviado). Estes eram (e os missionários hoje são) embaixadores de Cristo em terra estrangeira, fundando igrejas, evangelizando, discipulando, formando líderes locais, supervisionando as igrejas plantadas, doutrinando, etc. Para se ter uma noção mais completa, recomento ver no livro de Atos dos Apóstolos, e nas epístolas paulinas o ministério apostólico.
Os missiólogos, normalmente, têm outro tipo de ministério, como ensino (EBD, Seminários ou Faculdades), pregação da palavra de Deus, Organização de igreja (plantação), administração eclesiástica, e principalmente a preparação de evangelistas e missionários para envio ao campo (ministério de ensino).
Normalmente os missionários vocacionados (e suas famílias) são enviados a uma agência missionária (tipo JOCUM, JMM, SIM Brasil), para complementar a formação e para os trâmites administrativos para o envio, principalmente se for uma missão transcultural.
Por fim, cabe ressaltar que o versículo 11 de Efésios 4 não sugere uma hierarquia, apenas aponta para vários ministérios (apóstolos ou missionários, profetas, evangelistas, pastores ou doutores – que são os mestres, os professores).
Porto Belo, 21 de setembro de 2022.
Prof. Dr. Gustavo Maders de Oliveira
Teólogo/Missiólogo
Comentários
Postar um comentário