O princípio do fim
Gn 1.1 – No princípio criou Deus os céus e a terra.
Ap 21.1 – Vi novo céu e nova terra.
1. A criação
A idéia mais comum entre os evangélicos hoje é a tentativa de harmonizar o Gênesis com a ciência através de uma teoria de dias como épocas. Eles acreditam que Deus criou todas as coisas, utilizando processos naturais durante muito tempo, mas algumas vezes ele interveio diretamente para criar novas coisas. O universo físico evoluiu do big bang, e depois que as condições se tornaram suficientes para sustentar a vida, Deus criou coisas vivas diretamente. Esta criação progressiva foi feita sem evolução biológica. Alguns dizem que os seis dias são dias de vinte quatro horas mas separados por intervalos de milhares de anos.
Somente depois da criação inicial, Deus começou a utilizar a matéria para fazer outras coisas. A palavra criar (בדא) é normalmente uma expressão da atividade criativa de Deus. O significado natural da palavra em Gênesis 1.1 é criação sem matéria prévia. Vários outros versículos sugerem fortemente a noção da criação ex nihilo.
A criação foi progressiva (1.3-31). A criação progride em duas tríades de dias, relembrando, respectivamente, o “sem forma e vazia” do verso 2:
Dia 1: Luz (v.3) |
Dia 4: Luzeiros (v.14) |
Dia 2: Céu – água (v.6) |
Dia 5: Peixes – aves (v.21) |
Dia 3: terra, vegetação (vs. 9-11) |
Dia 6: Animais e seres humanos (vs. 24-30) |
Na primeira tríade, Deus dá à terra forma ao separar a luz do dia da escuridão da noite, o mar abaixo das nuvens, e a terra seca com vegetação do mar; na segunda tríade, ele preenche esses campos. Cada tríade, movendo-se do céu para a terra, progride de um ato criativo simples (vs. 3-5, 14-19) para um ato criativo com dois aspectos (vs. 6-8, 20-23), para dois atos criativos separados, cada um culminando na produção da terra (vs. 9-13, 24-31). O padrão de cada dia é semelhante: uma declaração (“disse Deus”); uma ordem (“haja”); um relato (“e assim se fez”); uma avaliação (“isso era bom”) e uma estrutura cronológica (p. ex., “o primeiro dia”).
A narrativa bíblica de Gênesis nos capítulos um a três nos dá conta de que Deus é o Criador de todas as coisas. Aí se percebe que tudo que Ele fez é bom e perfeito (cf Gn 1.1; 12; 18; 21; 25; 31). Deus mesmo proclamou todas as obras de suas mãos, quando completadas, como sendo tudo muito bom (Gn 1.31), com o propósito de que Ele manifestasse a sua própria glória às suas criaturas, a fim de receber delas a honra e a glória devida a Si e seu propósito era levar suas criaturas a participarem de sua glória e conhecerem o seu amor por elas.
Mas com a sedução de satanás na figura da serpente, homem e mulher cedem aos seus argumentos e desobedecem a Deus. Este ato consistiu em grande desobediência a ordem negativa de Deus, ocasionando assim o pecado na raça humana. Parece ser o plano geral, eminentemente sábio e justo de Deus, introduzir todos os objetos recém-criados do governo moral num estado de provação, por certo tempo, durante o qual ele faz seu caráter e destinos permanentes dependerem da própria ação deles. Ele os cria santos, ainda que capazes de cair. Nesse estado, ele os sujeita a um teste moral por certo tempo. Se passassem no teste, o galardão consistiria em que seus caracteres morais seriam confirmados e feitos infalíveis, para sempre. Se caíssem, seriam judicialmente excluídos do favor e comunhão de Deus, para sempre, e daí moral e eternamente mortos.
2. O pecado original e suas consequências
“GÊNESIS 3
1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?
10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.
11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.
13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.
20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.
21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.
22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.
24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.”
3. Novo céu e nova terra
Como o pecado atingiu o mundo espiritual e o mundo material, ambos passarão por um processo de purificação. “Mas o dia do Senhor virá como um ladrão. Os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, serão descobertas. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando o dia de Deus, em que os céus,em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pe 3.10-13).
Em Apocalipse 20.7-15, Deus dá a João o privilégio de contemplar o fim da história: a derrota de Satanás e consequentemente o juízo final, onde prevalece o fim do mal e a instauração eterna do bem triunfante.
Uma vez que o mal foi banido, a visão agora passa para o céu. João vê m novo céu e uma nova terra (a nova Jerusalém), não gastando espaço espaço para descrever a sorte dos ímpios, mas descrevendo em cores vivas o destino dos salvos.
João fala agora de uma nova ordem, onde tudo é perfeito. O determinante aqui é a palavra “novo”, o que garante a idéia de regeneração para um estado diferente, mas semelhante em essência ao nosso mundo.
Quando se referem a esse lugar, os cristãos muitas vezes falam a respeito de viver com Deus “no céu” para sempre. Isso não é errado, mas o ensinamento bíblico vai além disso, nos dizendo que haverá novo céu e nova terra, onde os salvos viverão com Deus ali.
ISAÍAS 65.17-25
17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão:
18 Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo.
19 E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
20 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não tenha cumprido os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; mas o pecador de cem anos será amaldiçoado.
21 E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas.
22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos:
23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.
24 E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
25 O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.
Eis o novo e perfeito estado: um lugar, não simplesmente um estado mental.
Prof. Dr. Gustavo Maders de Oliveira
15 de setembro de 2022
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