PREPARE-SE PARA A GUERRA!
Estamos em guerra! Ela existe independentemente se acreditamos ou não!
Fomos criados para conhecer, amar e louvar a Deus, mas Satanás empenha-se em perverter esta tendência natural e desviá-la de Deus. Por isso, temos a necessidade urgente de conhecer a Bíblia que nos esclarece a respeito de todas as suas artimanhas, e nos orienta a respeito de Deus (2 Coríntios 2:11).
A Bíblia mostra claramente o poder e a vitória de Jesus, mas também mostra a astúcia de Satanás, que é o nosso inimigo, nessa verdadeira guerra espiritual.
O que Satanás é?
1. João 8:44 – Mentiroso.
2. 2 Coríntios 11:14-15; Deuteronômio 18:9-14 – Farsante.
3. Efésios 6:10-12 – O verdadeiro inimigo.
Como Satanás age?
1. Como um ladrão, vem para matar, roubar e destruir.
2. Atua com prodígios.
3. Lança maus pensamentos nas mentes, levando as pessoas a ter atitudes más (por indução).
4. Arma ciladas, usa pessoas.
5. Oprime e se apossa de pessoas – Lucas 4:33-36.
Textos de apoio: João 10:10; 2 Coríntios 11:3; 2 Tessalonicenses 2:9; Mateus 24:24; Efésios 6:11; Efésios 6:16; Atos 10:38; Lucas 22:3; Lucas 8:27; e Lucas 9:39-39.
Como podemos nos portar nessa guerra?
1. Efésios 4:27 – Não dando lugar ao diabo. Isso significa decidir-se firmamente a dizer não a tudo o que procede dele. Pois, tudo o que for contrário a vontade de Deus, é porta aberta para a sua ação em nossas vidas.
2. Tiago 4:7 e 1 Pedro 5:8-9 – Sujeitando-se a Deus e resistindo ao diabo.
Uma das maiores investidas de Satanás em nossos dias é contra aqueles que buscam um maior conhecimento de Jesus através da Bíblia. No entanto, mesmo em meio a perseguição Jesus nos fortalece com suas palavras. João 16:33.
Nosso segredo para vencer é apegar-nos a Cristo, pois Ele é vitorioso. 2 Coríntios 2:14.
Resumindo:
- Existe uma guerra espiritual e não há como ficarmos neutros;
- Temos um inimigo que quer nos afastar de Deus para nos destruir;
- Jesus já venceu a guerra, mas somos instruídos a vigiar, pois Satanás arma ciladas e tenta nos enganar, muitas vezes com coisas que inicialmente até parecem boas; e
- Devemos nos sujeitar a Deus (agir de acordo com a Sua vontade e Sua palavra) e resistir ao diabo e ele fugirá de nós.
Conclusão:
A batalha espiritual é uma constante na vida daqueles que buscam viver de acordo com os princípios espirituais. É um conflito invisível, mas palpável, que influencia nossas escolhas e ações diárias. Compreender essa batalha, reconhecer suas manifestações e armaduras espirituais é essencial para navegar esses desafios com fé e resiliência. A vitória na batalha espiritual não é apenas sobre resistir às tentações, mas também sobre crescer em nossa jornada espiritual, fortalecendo nossa conexão com o divino e vivendo uma vida que reflete nossos valores mais profundos.
Se estamos em guerra então devemos saber qual é a nossa posição, qual é o inimigo, quais são as suas armas e qual a sua ordem de batalha (isto é, qual o seu plano para nos destruir), para podermos avançar sobre suas posições, saquear-lhes os bens (vidas em seu poder), garantir os bens saqueados, e mantê-lo afastado de nossas posições, sabendo que o seu fim já está decretado! Devemos manejar bem nossas armas (a Palavra de Deus), conforme 2 Timóteo capítulo 2. A batalha espiritual é uma operação ofensiva, com o objetivo de repelir o inimigo, resgatar vidas em seu poder, e conquistar terreno, intermitentemente, até a volta de Jesus.
Porto Belo, 5 de outubro de 2024.
Dr. GUSTAVO MADERS DE OLIVEIRA
Teólogo e Missiólogo
Fontes de consulta:
- Bíblia Sagrada King James Atualizada; e
- Livreto “Fundamento” da Verdade Igreja.
Comentários
Postar um comentário